Fortaleza Cultural- Casa de José de Alencar: patrimônio cultural cearense

Por Kátia Rodrigues

Foto: Kátia Rodrigues

Em 1825 o senador José Martiniano de Alencar adquiriu uma casa no Sítio Alagadiço Novo, no bairro Messejana. Por nove anos este espaço foi o lar do escritor José de Alencar, autor dos mais renomados títulos da Literatura Brasileira, como “Iracema” e “O Guarani”. O caminho de cimento logo na entrada leva até uma casinha branca de portas e janelas em azul escuro que revelam um ambiente simples, até precário. O chão é de pedra tosca e os compartimentos revelam placas afixadas nas paredes que contam um pouco da história de José de Alencar.

Foto: Kátia Rodrigues

“José de Alencar é uma figura importante tanto para a literatura, quanto como exemplo de vida”, afirma a aposentada Maria Deiva Monteiro, 60. Formado em Direito, José de Alencar atuou como jornalista, político, orador, crítico, cronista, polemista, romancista, dramaturgo e escritor. Logo na entrada da CJA é possível visualizar uma placa afixada em 1929 que relata “N’esta casa nasceu j, a 1º de maio de 1829. Um século depois, os cearenses colocaram, aqui, esta placa, assignalando o orgulho que experimentam, em ter sido esta a terra de seu berço”, revelando o prestígio do escritor considerado o maior Romancista brasileiro.

O sítio atualmente está sob os cuidados da Universidade Federal do Ceará (UFC) que o adquiriu em 1965, durante a gestão do reitor Antônio Martins Filho. A Casa José de Alencar conta com monitores capacitados, que se distribuem em dois turnos e acompanham os visitantes, fazendo explanações sobre o acervo e os demais espaços: Pinacoteca, Biblioteca e o Museu, mantidos pela UFC no local.

O espaço também conta com uma programação de entretenimento que valoriza a cultura regional. Às sextas-feiras a programação é elaborada pela Secretaria Cultural do Estado do Ceará (Secult). Aos sábados, “Chorinho na Casa do Zé”, projeto patrocinado pelo BNB e apoiado pela UFC, CJA e FCPC que visa, através de apresentações musicais realizadas semanalmente, valorizar e difundir a cultura cearense, representada pela expressão altamente brasileira do Chorinho.

Foto: Kátia Rodrigues

Aos domingos, a programação musical segue com apresentações de forró pé-de-serra. “Para mim foi uma surpresa esse espaço tão rico culturalmente, tão acessível”, afirma a professora Marta Bezerra, 52. A visitação é gratuita e o sítio conta com um estacionamento próprio bastante amplo. A facilidade em chegar ao local também é um ponto positivo para o encontro de amigos, de famílias e para apreciação dos turistas. Todos os dias, a construção recebe visitantes.

A CJA faz parte do cenário do turismo cultural cearense, nela é possível conhecer a vida do escritor José de Alencar, que morreu no Rio de janeiro em 1877, acometido por uma tuberculose. Os 134 anos de morte do acadêmico serão completados no próximo dia 12. O visitante pode também aproveitar o espaço arborizado, comer bem pagando pouco e apreciar boa música. “Um espaço assim como a Casa de José de Alencar é difícil de encontrar em Fortaleza. Bem cuidado, com uma boa estrutura e que dá vontade de voltar sempre”, afirma o estudante de Direito da UFC, Maurício Heleno, 22.

: : Serviço:

Casa de José de Alencar

Avenida Washington Soares, 6055 – Messejana

Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados e domingos de 8h às 15h.

Entrada gratuita.

Deixe um comentário