FORTALEZA CULTURAL- Mercado dos Pinhões : um palco de cultura e lazer

Por Karísia Kesia

Foto: Karísia Kesia

A história do Mercado dos Pinhões começa em 18 de abril de 1897, durante a gestão de Guilherme César Rocha, intendente municipal de Fortaleza, quando é inaugurado, na Praça Carolina, o Mercado da Carne, que, mais tarde, forneceria parte de sua estrutura metálica para a construção do Mercado das Artes ou dos Pinhões, como ficou conhecido. As oficinas francesas Guillot Pelletier, responsáveis também pela construção da Torre Eiffel, pré-fabricaram, inteiramente em ferro, a estrutura que mais tarde comporia o Mercado dos Pinhões. Ainda hoje, é possível ver o selo da oficina nas colunas de sustentação do mercado.

Mais tarde,  em 1937, durante a gestão de Raimundo de Alencar Araripe, 41 anos após a inauguração do Mercado da Carne, um decreto autorizou o seu desmonte. O antigo mercado, em 1938, foi desmembrado em duas partes. Um de seus pavilhões seguiu para a Praça São Sebastião, onde foi desmontado, posteriormente, e levado para o bairro Aerolândia. Já o segundo pavilhão seguiu para a Praça Visconde de Pelotas, conhecida, popularmente, como Praça dos Pinhões.

Em 1998, durante a gestão do prefeito Juraci Magalhães, a antiga estrutura do mercado da Carne foi revitalizada, recebendo o nome de Mercado das Artes, pois, a partir de então, o local seria palco de diversas manifestações culturais. O nome Mercado das Artes é desconhecido por grande parte da população, que nomeou o local de Mercado dos Pinhões, por conta da presença de inúmeros Pinheiros existentes, no entorno do mercado, durante a sua construção.

Presente  

Forró do Mercado|Foto: Karísia Kesia

Limitado entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, atualmente, é um instrumento de difusão e valorização da cultura regional. O mercado oferece, ao longo da semana, gratuitamente, diversas apresentações culturais, como shows de diversos gêneros musicais como forró, jazz, samba, chorinho e outras manifestações culturais como dança e teatro. O espaço também é palco de palestras, oficinas, feiras de artesanato e outros eventos promovidos pela Prefeitura de Fortaleza.

Com uma agenda cultural bastante diversificada o Mercado dos Pinhões, possui atrações para todas as idades e para as mais diversas preferências. “Eu gosto daqui porque sempre tem uma atração diferente e é sempre de graça”, conta a bancária Maria Martins, 52 anos, freqüentadora há quase um ano do mercado. No último final de semana, o espaço recebeu nos tradicionais “Chorinho no Mercado” e “Forró no Mercado”, realizados sempre às sextas-feiras e sábados, respectivamente, shows de chorinho dos grupos Cordas que falam e Os Falcões e o forró de Tradição Jackson do Pandeiro. No sábado, o Mercado trouxe uma programação especial com os shows de Aparecida Silvino e Celso Viáfora.

O Mercado dos Pinhões possui também uma completa estrutura para receber os fortalezenses e turistas. Além de contar com boxes que vendem comidas e bebidas, durante os eventos, são disponibilizados mesas e cadeiras para o público, mas é necessário chegar cedo para garantir o lugar como conta o torneiro mecânico João da Silva, 50 anos. “Tem que chegar cedo pra conseguir uma mesa boa, senão fica em pé mesmo.”, alerta. O Mercado dos Pinhões, embora seja descrito pelo senhor João como um lugar “tranqüilo e agradável”, conta com a segurança da Guarda Municipal.

Com toda essa estrutura e organização, o Mercado dos Pinhões apresenta-se como uma grande opção de cultura e lazer gratuita aos fortalezenses e turistas que deve ser, cada vez mais, valorizada. Para ver a programação, deste mês, acesse: www.fortaleza.ce.gov.br e clique em Agenda Cultural.

: : SERVIÇO

Mercado dos Pinhões

Local: Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro, Fortaleza – CE, 60110-210 Entrada Gratuita

Deixe um comentário